NEGÓCIOS

Fases da evolução do Embedded Finance no seu negócio

Fases da evolução do Embedded Finance no seu negócio

31 de maio de 2023

Por Maria Cristina Kopacek

O movimento de fintechs embarcadas, ou embedded finance, está revolucionando a forma como as empresas oferecem serviços financeiros aos seus clientes.

Por meio dessa abordagem, empresas de todos os setores estão incorporando serviços financeiros em suas plataformas e aplicativos, permitindo que seus clientes realizem transações financeiras sem precisar sair do ambiente em que já estão.

A evolução do movimento embedded finance pode ser dividida em três fases distintas:

1. Fase de integração básica

Na primeira fase, as empresas começam a integrar serviços financeiros em suas plataformas, mas de forma limitada. Elas podem, por exemplo, oferecer a possibilidade de realizar pagamentos ou de verificar o saldo da conta bancária.
Essa integração é geralmente feita por meio de APIs, que permitem que as empresas se conectem aos sistemas de pagamento e bancos.

2. Fase de personalização

Na segunda fase, as empresas começam a personalizar os serviços financeiros que oferecem.
Elas podem, por exemplo, criar ofertas personalizadas de empréstimos ou cartões de crédito com base no perfil do cliente.
Essa personalização é possível graças à quantidade de dados que as empresas coletam sobre seus clientes e ao uso de algoritmos de machine learning para analisá-los.

3. Fase de construção de ecossistema

Na terceira fase, as empresas começam a construir ecossistemas financeiros mais completos.
Elas podem, por exemplo, oferecer serviços bancários completos, incluindo contas bancárias, empréstimos, investimentos e seguros.
Elas também podem começar a integrar serviços financeiros de terceiros em suas plataformas, como por exemplo, o serviço de transferências internacionais.

A Idez

A Idez é uma plataforma white-label que fornece serviços financeiros para empresas, capaz de desbloquear novos recursos que os clientes adoram.